Skip to main content

Segundo relatório desenvolvido pelo British Council, apenas 5% dos brasileiros sabem falar inglês e dentre eles, 60% estão no nível básico e menos de 1% possuem nível de proficiência. Dentro dessa realidade, a educação bilíngue da língua inglesa nas escolas ganha destaque ao preparar os alunos para o mundo globalizado e multicultural em que vivemos.

 

Atualmente, integrar o inglês ao dia a dia educacional vai além de suprir a demanda do mercado por profissionais que tenham domínio da língua. A prática também promove criatividade, autonomia e estimula diferentes formas de comunicação, social e emocional. Mais de 80 países possuem o inglês como a sua língua nativa oficial e a integração entre culturas é o motor para mentes inovadoras.

 

O que é a educação bilíngue da língua inglesa?

 

A educação bilíngue da língua inglesa é a integração do idioma inglês ao currículo escolar. Nesse modelo, o inglês passa a ser uma das línguas de instrução para ensinar os conteúdos de artes, matemática, geografia, e história, por exemplo, deixando de ser uma única matéria isolada. 

 

O ensino bilíngue promove a integração curricular e, em vez de aprender uma nova língua exclusivamente por meio de regras gramaticais, o aluno tem a oportunidade de experienciar uma imersão profunda no idioma. É claro que o português não é deixado de lado, a primeira língua e o inglês cooperam para um aprendizado mais rico e integrado.

 

Quais são as vantagens do ensino bilíngue da língua inglesa?

 

Crianças e jovens que têm a oportunidade de estudar em escolas que utilizam o ensino bilíngue da língua inglês possuem diversas vantagens em comparação a metodologias tradicionais. Nesse caminho, professores, gestores e famílias também se beneficiam nesse formato integrado de ensino. Confira agora as principais vantagens do ensino bilíngue da língua inglesa:

1. Integração com outras metodologias e ferramentas

 

O ensino com imersão em um segundo idioma é vantajoso por não excluir a possibilidade de outras formas de aprendizagem. Conjuntamente com a educação bilíngue, é possível integrar metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida, e utilizar ferramentas tecnológicas no dia a dia escolar, como os portfólios digitais.

 

2. Aprendizado divertido e orgânico de uma segunda língua

 

Para os alunos, esse modelo de ensino promove um desenvolvimento cognitivo diferenciado e permite que os alunos se tornem fluentes em uma segunda língua de uma forma orgânica e divertida. Projetos artísticos, atividades físicas, materiais didáticos, e até mesmo os nomes das salas de aula, são em inglês, tornando o aprendizado avançado da língua muito mais fácil e integrado ao dia a dia do aluno.

 

3. Mais oportunidades

Jovens que possuem domínio em dois idiomas têm mais oportunidade no mercado de trabalho, no desenvolvimento de uma carreira acadêmica ou para a realização de um intercâmbio ou qualquer vivência internacional. Um leque de oportunidades se abre e o acesso a novas oportunidades de trabalho e carreira, universidades ou bolsas de estudo é possibilitado por meio de um domínio avançado do inglês.

 

Como incorporar a educação bilíngue da língua inglesa à sua instituição?

 

Em cinco anos, entre 2014 e 2019, houve uma alta de aproximadamente 10% no setor de escolas bilíngues, conforme indicativos da ABEBI (Associação Brasileira do Ensino Bilíngue). Em resposta a isso, em 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020, aprovado em 9 de julho de 2020), oficializando definições e regulamentos para orientar a comunidade escolar e esclarecer o que é a escola bilíngue.

 

Atualmente, cresce ainda mais o número de escolas que utilizam essa proposta de ensino. À medida que os brasileiros se dão conta da importância de dominar uma segunda língua e estudos e metodologias são desenvolvidas sobre o ensino bilíngue da língua inglesa, mais educadores e familiares buscam esse importante modelo de ensino.

 

A adaptação para a educação bilíngue por parte dos gestores e professores não é feita da noite para o dia. É preciso definir e implementar metodologias, abordagens e materiais didáticos, além de preparar toda a equipe escolar para que o inglês seja integrado ao ensino de ao menos uma disciplina. 

 

Os professores e demais profissionais devem ser fluentes nos dois idiomas para garantir que os conteúdos sejam passados de forma correta e para que o aprendizado dos alunos seja de qualidade. Esse é o maior desafio. Por tanto, com a crescente demanda por escolas bilíngues, mais profissionais buscam se integrar a essa nova realidade.

 

Parcerias entre escolas e empresas que oferecem materiais didáticos e pedagógicos para o ensino bilíngue da língua inglesa são uma solução para as escolas e os gestores que querem ofertar um ensino bilíngue da língua inglesa. O TransFor.Me, da editora EXP Inteligência Educacional, além de oferecer materiais didáticos com uma estrutura clara e consistente, também traz um modelo integrado de ensino bilíngue da língua inglesa junto a metodologias inovadoras para uma educação 4.0.

 

Conheça o TransFor.Me

 

O TransFor.Me é uma solução educacional para o ensino bilíngue da língua inglesa. O programa foi elaborado para os anos fundamentais, podendo atender alunos do ensino médio também. Os projetos, divididos entre os livros, proporcionam contextos adequados para que os alunos desenvolvam conhecimentos e habilidades por meio de diferentes áreas de aprendizagem. Para ajudar os professores que podem ser novos nesta abordagem, incluímos uma descrição dos diferentes elementos que compõem as sessões.

 

No TransFor.Me Kids, voltado para o ensino fundamental 1, o aluno vai passar por uma jornada de autoconhecimento e de desenvolvimento de comportamentos e habilidades sócio emocionais que irão estimular a sua capacidade de resolução de problemas; fazendo o uso da língua inglesa como meio de aprendizagem. Assim, além de aprimorar o seu potencial criativo, ele também desenvolverá fluência em outro idioma.

 

Já o TransFor.Me Journey, é um programa educacional desenvolvido para o ensino fundamental 2, podendo também ser trabalhado com alunos do ensino médio. O projeto tem como base o conceito de confiança criativa, de Tom Kelley e David Kelley, professores de Stanford, criadores do Design Thinking. A ideia é partir do princípio de que todos podem desenvolver a sua criatividade, principalmente quando superam o medo de errar e partem para a ação diante de uma ideia. E tudo isso é ensinado a partir do ensino bilíngue da língua inglesa.

 

Com materiais, metodologias e diretrizes de qualidade construídas por profissionais da educação especialmente para o cenário do século XXI, ficou fácil implementar o ensino bilíngue nas escolas, e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e a habilidade de superar obstáculos.

 

Quer conhecer mais sobre as nossas propostas para o ensino bilíngue da língua inglesa? Quer compartilhar alguma experiência ou tirar alguma dúvida? Fale com a gente!

 

Texto escrito por:

Gabriela Nascimento

Redatora da EXP

Deixar um comentário