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O ensino tradicional composto por alunos sentados em silêncio e o professor em pé ensinando fórmulas no quadro não é mais a realidade da educação contemporânea. Em um mundo em constante mudança, as metodologias ativas são uma nova maneira de enxergar o aprendizado. Dando voz aos alunos, o objetivo é desenvolver cidadãos protagonistas de seus próprios futuros.

 

O que são metodologias ativas de aprendizagem?

As metodologias ativas são práticas educacionais que buscam incentivar o aluno a exercer um papel ativo em sala de aula. O resultado são estudantes mais engajados, interessados e autônomos. Deixando de lado a clássica exposição de conteúdos, as metodologias ativas proporcionam métodos inovadores de ensino. Assim, o conteúdo é passado através de atividades participativas que tem como objetivo desenvolver as capacidades críticas e criativas dos alunos.

O psiquiatra norte-americano William Glasser trouxe grandes contribuições para a educação através de suas pesquisas sobre o comportamento humano e a capacidade de absorção de conhecimento. Sua principal contribuição foi a Pirâmide de Aprendizagem, onde o pesquisador demonstra os diferentes níveis de assimilação de acordo com a base metodológica aplicada. Seus estudos indicam que metodologias que visam um maior protagonismo dos estudantes são capazes de otimizar a retenção dos conteúdos.

Com base nos dados da Pirâmide de Aprendizagem de Glasser, podemos notar que metodologias ativas são muito mais efetivas em comparação com o método tradicional de ensino. Explicar, resumir, estruturar, definir, debater e ilustrar são atividades que promovem uma maior e mais rápida absorção do conteúdo escolar.

 

Quais são as principais práticas da metodologia ativa?

As possibilidades do uso da metodologia ativa em sala de aula são múltiplas. Envolvendo ideias inovadoras e criativas é possível incentivar o protagonismo do aluno em sua própria aprendizagem. Destacamos abaixo alguns exemplos de atividades que utilizam a metodologia ativa de ensino e que apostam em uma nova maneira de pensar a educação.

  • Sala de aula invertida

O método da “sala de aula invertida” é uma metodologia ativa que busca dar autonomia aos alunos ao mesmo tempo em que os instiga a buscar o conhecimento que eles desejam. A partir das orientações do professor, os estudantes devem pesquisar o conteúdo proposto e, em sala de aula, promoverem a troca de aprendizado ensinando o que aprenderam. Indo ao encontro da Pirâmide de Aprendizagem, a atividade de explicar, resumir e estruturar o conteúdo é uma prática que otimiza em 95% a retenção do conhecimento.

  • Aprendizagem baseada em projetos (ABP)

Esse método tem como objetivo a absorção de conhecimento através da produção colaborativa. Os estudantes devem desenvolver um plano, a fim de solucionar um problema, com uma maior autonomia e buscando saídas interessantes. Nessa atividade a turma pode propor modelos de atividades lúdicas para serem trabalhadas junto aos conteúdos escolares. Como exemplo, o desenvolvimento de projetos de aplicativos celulares incentivam o trabalho em equipe e a criatividade. 

  • Estudo de Caso

A prática pedagógica do estudo de caso propõe atividades onde os estudantes terão que analisar situações, cenários e contextos específicos. O objetivo é incentivar a curiosidade e a capacidade avaliativa dos alunos. Nessa metodologia ativa a capacidade de empatia e de visualização de outras realidades também é desenvolvida. Apresentar uma notícia sobre alguma problemática em determinada localidade no mundo e pedir para os alunos avaliarem a situação é uma das atividades que podem ser desenvolvidas para dar maior papel ativo aos estudantes.

Quais são os benefícios das metodologias ativas de aprendizagem?

Além de uma melhor absorção do conteúdo escolar, a metodologia ativa incentiva o desenvolvimento de diversas habilidades que contribuem para a formação de profissionais e pessoas mais capacitadas, trazendo benefícios à sociedade. Com o destaque no protagonismo do estudante, o aprendizado se torna muito mais interessante e cheio de propósito.

Através de atividades colaborativas os alunos desenvolvem capacidades de trabalho em equipe, autoconfiança, comunicação e habilidades socioemocionais, principalmente por estarem sempre em contato com opiniões divergentes das suas. Nesse trajeto educacional os alunos também desenvolvem uma visão mais ampla e crítica sobre o mundo como um todo.

O TransFor.Me busca através de metodologias ativas preparar os alunos para um mundo em constante mudança. Em uma jornada completa de conhecimento preparada por especialistas, atividades que incentivam o protagonismo dos estudantes são a chave para um aprendizado criativo e inovador. Alunos ativos são cidadãos que reconhecem oportunidades, se adaptam a mudanças e são capazes de desenvolver estratégias de forma criativa e inovadora. Conheça mais sobre essa proposta de ensino e veja como é possível incluir metodologias ativas na sua escola. Acesse o nosso site!

Gabriela Furtado

Referências:

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. (n.d.). (n.p.): Penso Editora. 2018

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