Somos únicos, possuímos gostos, interesses e facilidades diferentes. Cada um tem sua própria história e seus objetivos. E é isso que nos torna especiais. Se é assim, por que a aprendizagem precisa ser homogênea?
Buscando superar essa limitação da educação tradicional, a ideia da aprendizagem personalizada busca individualizar o ensino, levando em conta os diferentes estilos e ritmos de cada aluno. Ao contemplar os estudantes a partir de uma atenção diferenciada, os mesmos são incentivados a desenvolver ao máximo as suas aptidões, identificando as dificuldades e aprendendo a superá-las.
O que é a aprendizagem personalizada?
A aprendizagem personalizada é um projeto de educação de múltiplas inteligências e que auxilia cada aluno a desenvolver o seu máximo potencial. O conceito foi criado em 1970 pelo pedagogista espanhol Víctor García Hoz, o qual defendia a importância de dar independência ao estudante criando planos de aula personalizados que se encaixassem no perfil de cada um. Seu livro “Educação Personalizada” incentiva a percepção do aluno como uma pessoa única e irrepetível.
García Hoz desenvolve esse conceito a partir da percepção de que a fragmentação da educação em dois modelos (educação individual e coletiva) é incompleta pois trabalha com uma visão reducionista do aluno. Dessa forma, para abranger toda a dimensão humana, a educação precisa reunir características tanto individuais quanto coletivas, e assim, surge a Educação Personalizada.
Mais do que poder acessar o conteúdo educacional em qualquer hora e em qualquer lugar, esse modo de ensino trabalha com o desenvolvimento de planos de aula específicos para cada estudante, respeitando os seus interesses e seu ritmo de aprendizagem. A ideia é trabalhar os conteúdos de forma individual para que, no final, a turma como um todo esteja no mesmo nível de conhecimento. O resultado é um ensino em linha com o que o aluno espera, reforçando o engajamento e o propósito dos conteúdos aprendidos.
A importância e os benefícios da aprendizagem personalizada
Com foco em absorção de conteúdo, o ensino tradicional tende a não respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno, bem como suas necessidades emocionais, conhecimentos adquiridos anteriormente, e motivações para aprender.
Para sanar esse vácuo, torna-se cada vez mais necessária a personalização do processo.
Nesse sentido a condução didática passa a ser não necessariamente linear, ou seja, ultrapassa a ideia de início, meio e fim comum a todos, para respeitar o processo de absorção de conhecimento individual.
Os benefícios são vários:
- Maior probabilidade de que cada um realmente se desenvolva;
- Maior engajamento;
- Maior retenção;
- Identificação de bloqueios e dificuldades;
- Melhora na atenção, no desempenho e nas habilidades.
Como aplicar a aprendizagem personalizada na sua instituição de ensino
Além de turmas menores, em que o professor consegue prestar mais atenção e conhecer mais de perto os alunos, a tecnologia é a principal aliada para a implementação da aprendizagem personalizada. Ao oferecer ferramentas variadas, é possível desenvolver planos de aulas que envolvam gamificação e storytelling focados nesse tipo de processo de ensino. Além da criação de aulas voltadas para as características e desejos individuais dos alunos, o uso das inovações digitais em sala de aula permite que os professores e colaboradores fiquem por dentro do seu desenvolvimento.
O portfólio digital, por exemplo, é um super aliado da aprendizagem personalizada. Nele, características e gostos ficam destacadas em perfis pessoais, facilitando a formulação de exercícios, planos de aula e avaliações distintas desenvolvidas pelo professor.
O uso de ferramentas como o bulb Portfólios Digitais, desenvolvido especialmente para o âmbito educacional, torna esse processo muito mais fácil. A plataforma permite que as informações, particularidades e subjetividades dos alunos sejam registradas e atualizadas a todo o momento.
A partir das informações personalizadas dispostas em meio digital, professores e colaboradores podem compreender melhor os estilos pessoais de aprendizagem: livro, jogo ou mídias digitais? Qual é o conteúdo ideal para o início de um novo ciclo de aprendizagem para este aluno? Há a necessidade de reforço em determinada matéria? A partir do portfólio digital é possível criar padrões de aprendizado e de forma rápida identificar e atualizar o perfil do aluno para um assunto específico.
Se você quiser saber mais sobre como a experiência com o portfólio digital é prática e permite aos alunos e professores se conectarem mais, recomendamos a leitura do artigo Portfólio digital: uma experiência de aprendizagem mais simples e conectada.
Referências:
AGÜERO, Mariana. As relações entre DCNEI e a Educação Personalizada. Porto Alegre: UFRGS, 2014.
GARCÍA HOZ, Víctor. Educação Personalizada. Valladolid: Miñón, 1970.
________. Tratado de Educação Personalizada: formação de professores para a educação personalizada. Madri: RIALP, 1996.
Sou professor de escola publica, em Brotas de Macaúbas, Bahia, com uma trajetória razoável, mais de 30 anos nesta importantíssima profissão e, me sinto agonizado por não ver com eficácia o desenvolvimento da educação pública. Também, não me sinto contemplado com a forma com que esta se estruturada. Por isso, fico pesquisando outros modelos e sistemas de ensino, e fiquei muito feliz em encontrar este artigo sobre este projeto de educação da EXP que trabalha a questão das multiplas inteligências. Visto que, cada ser humano e único e, portanto, merece ser valorizado e potencializado naquilo que traz na sua bagagem própria de ser único. Gostaria de parabenizar esta empresa educacional pela sua prática e seu fazer profissionale no que diz respeito aos seus objetivos, bem como no que tange a sua visão, missão e valores, dizer que diante minha humilde caminhada, este projeto é além de no apresenta, é de grande valor humano, profissional e necessário para os dias atuais e futuros.