A jornada TransFor.Me fundamenta-se no conceito de confiança criativa, de Tom Kelley e David Kelley, professores de Stanford, criadores do Design Thinking. Partimos do princípio de que todos podem desenvolver a sua criatividade, principalmente quando superam o medo de errar e partem para a ação diante de uma ideia.
Journey
Todos se transformam
BNCC na prática
Um dos principais intuitos por trás do design do TransFor.Me é preparar qualquer educador para fazer a transição em direção a um processo de ensino e aprendizagem focado em habilidades socioemocionais. A partir disso, é possível empoderar os alunos para transformarem o mundo por meio de suas atitudes e capacidade criativa.
Assim, da maneira como foi desenvolvido, o programa mune os professores com todas as ferramentas necessárias para implementar no cotidiano dos alunos as competências propostas pela BNCC que, sabemos, tem sido um desafio para muitas escolas.
As fases da jornada
Estrutura do programa
O programa TransFor.Me Journey é composto por 4 jornadas com 32 encontros de 45 minutos cada (que também podem ser oferecidos em 16 encontros de 90 minutos) e é voltado para alunos a partir dos 12 anos (Ensino fundamental 2 em diante). O programa inclui material impresso de alta qualidade com recursos práticos que vão além dos livros, plataforma de portfólio bulb com integração a LMS, interação entre os alunos, formação de uma comunidade através do conceito “mobile first” e apoio digital e presencial para os professores que ministram o curso na instituição de ensino.
Seeking your Creative Self
Os alunos são convidados a acreditarem em si mesmos e explorar o seu potencial criativo com atividades práticas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de Design Thinking. A jornada culmina com a elaboração da Marca Pessoal de cada aluno.
Metamorphosis
O foco da jornada são situações que podemos melhorar por meio de novos comportamentos. Os alunos identificam um problema de sua turma ou da escola, como, por exemplo, alimentação saudável ou convivência, e elaboram propostas exequíveis para esta situação.
From Dream to Reality
Os alunos exploram a inovação tecnológica. Conhecem produtos, serviços e aplicativos que mudaram o mundo. Além de desenvolver um produto propriamente dito, elaboram estratégias de comunicação para apresentar suas ideias a um público amplo com eficácia.
Learning to be Enterprising
Os alunos desenvolvem suas habilidades de empreendedorismo. O foco desta jornada é a identificação de problemas do planeta e como eles podem ser resolvidos por meio de empreendimentos criativos, sociais e de negócios. Por fim, criam a sua própria empresa ou associação.
Formação Pedagógica
Ao longo de todas as jornadas, oferecemos a formação docente presencial e remota com total apoio aos parceiros por meio de recursos práticos e de fácil implementação, propostas de atividades com alunos e plataforma de aprendizagem, proporcionando toda a segurança necessária para a realização do TransFor.me
Autores
Dra. Betina Von Staa
Designer Pedagógica
Há mais de 15 anos, viajo por esse mundo para conhecer as rotinas e incentivar novas práticas entre inúmeros grupos de professores. Já convivi com docentes de escolas públicas do interior do Piauí, de escolas particulares de São Paulo, de escolas religiosas do noroeste da Argentina e com professores universitários das montanhas do Equador. Comi carne-de-sol, empanadas e sopa com pipoca; ando de ônibus, avião e bicicleta e compreendo os anseios de professores e mantenedores de escolas e universidades que acordam todos os dias para dar sua contribuição para o mundo. Observo alunos ampliando seus horizontes sentados em círculos, em pequenos grupos, em saídas a campo ou, simplesmente, ultrapassando os limites da sala de aula com a ajuda da tecnologia. As minhas experiências estão materializadas em blogs, livros e palestras. Minha área de interesse é o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, com foco em metodologias ativas, que promovam a transformação e o empoderamento de professores e alunos.
Prof. Lincoln Seragini
Mentor Criativo
Tive a felicidade de nascer em um ambiente criativo. Minha mãe era Modista, criava e confeccionava todas as roupas da família. Ensinou-me a ler com cartelas, desenhos e brinquedos antes dos 7 anos. Meu pai tinha um armazém chamado Casa SERAGINI, um ambiente dinâmico de vendas no qual fui moldando a minha personalidade em meio a conversas com clientes e amigos. Recebi poucos “nãos” em minha vida. Ao desenvolver minha carreira, inicialmente através de engenharia e depois do Design, sempre estive envolvido com projetos, e sempre tive como premissa o desenvolvimento de soluções criativas para diferentes problemas. Durante Décadas atuei como professor de tecnologia e Design de Embalagem, Design Estratégico, Gestão de Marca, Criatividade e Inovação e Economia Criativa. Sou um profissional da chamada Classe criativa.
Danielle Hersey
é uma professora, formadora de professores e escritor de materiais com mais de 10 anos de experiência em ELT. Sua formação é em arte e ilustração, com um certificado em livro infantil ilustração de Escola de Rhode Island de Design. Depois de ganhando um TEFL certificado de Academia de Boston de inglês, ela ensinou inglês internacional estudantes em Boston antes da mudança para o Brasil. Como um professor e fabricante coordenador em um centro binacional, ela desenvolveu lições e treinados professores usando um abordagem do fabricante.
Ela é atualmente comprometidos com trazendo criatividade e inspirado pelo fabricante capacitação para língua inglesa aprendizado
Agendar uma apresentação
Faça um cadastro para que possamos ajudá-lo a conhecer melhor o TransFor.Me
Gostaria de saber mais? Entre em contato.
Responderemos a qualquer dúvida o quanto antes.