Skip to main content

DISCOVERIES

Por que TransFor.Me Discoveries?

Porque é uma coleção de aprendizagem baseada em investigação que enfatiza a alegria da observação e do questionamento! Incentiva a busca por respostas para perguntas interessantes e cria a satisfação da descoberta e da invenção para desenvolver a inteligência emocional.

O TransFor.Me Discoveries proporciona às crianças a oportunidade de resolver “mistérios” e oferece aos professores uma seleção de atividades organizadas de forma lógica para que possam realizar estudos e fazer descobertas. Nessa faixa etária toda criança é curiosa por natureza. Mesmo antes que comecem a falar, já são capazes de observar, investigar e de tirar suas próprias conclusões a partir da tentativa e erro.

 

Para crianças de 2, 3, 4 e 5 anos, TransFor.Me Discoveries é uma coleção de livros, com elementos interativos, atividades científicas e aprendizagem emocional. O material está planejado para 1 aula por semana, somando 32 aulas ao longo do ano.

Por que TransFor.Me Discoveries está em inglês?
Sabemos que dominar a língua inglesa significa mais do que ter acesso ao idioma das interações internacionais! Saber inglês proporciona acesso a uma maior quantidade de fontes de conhecimento e cultura. Quando falamos sobre o ensino de inglês para crianças, precisamos levar em consideração o fato de que durante a primeira infância o cérebro da criança apresenta um número incrível de neurônios disponíveis e por este motivo demonstra alta plasticidade para aquisição de novos saberes. Por isso, assim como acontece com a sua primeira língua, esses aprendizes devem adquirir uma segunda língua de forma comunicativa, isto é, através de situações onde elas tenham que usar o idioma de forma autêntica. Por estes motivos é que optamos por um livro em inglês para Educação Infantil. Desta forma, os alunos irão interagir com a língua não apenas para estudar o seu funcionamento, mais ainda, irão usá-la para explorar seus sentimentos e o mundo a sua volta. Não estamos apenas ensinando inglês, estamos ensinando outras habilidades que serão altamente relevantes para o seu futuro.
Por que aprendizagem baseada em investigação? 

Graças à tecnologia podemos hoje ter respostas rápidas a quase todas as perguntas. Entretanto para ajudar alguém a desenvolver pensamento crítico e habilidades analíticas, o estilo de aprendizado baseado apenas em conhecimento não é mais suficiente. Precisamos facilitar as experiências de aprendizagem do aluno permitindo que eles se encarreguem de sua própria trajetória de descobertas em vez de aguardarem por respostas.

Para isso, precisamos fomentar a prática da observação do mundo, da compreensão de seus
fenômenos, da elaboração de perguntas, da compreensão de problemas, gerando e testando soluções, analisando e compartilhando resultados e descobertas.

O TransFor.Me Discoveries foi desenvolvido com base no Next Generation Science Standards (NGSS), uma referência curricular global criada nos Estados Unidos para abordar a necessidade de formar profissionais
e indivíduos com habilidades na tomada de decisão para ajudarem na solução de nossos problemas atuais e futuros, como as disrupções tecnológicas e os desafios ambientais.

A coleção TransFor.Me Discoveries

Especialmente elaborado para crianças curiosas de dois anos, este livro ajuda os alunos a desenvolverem o hábito de observar seus próprios sentimentos e seu ambiente, com ênfase em jogos, trabalho em equipe e gentileza. A atividades incentivam a exploração sensorial, promove a consciência corporal e a compreensão espacial. Por meio de personagens, ensina a língua de sinais e estimula a atenção para as diferenças. É um livro envolvente e interativo, que inspira alegria, amizade e amor pelo aprendizado.

Capítulos
  1. Kindness: Being part of a group.
  2. Routine: Practicing good and healthy habits is fun.
  3. Senses: Perceiving the world through experimentation and play.
  4. Moving: The power of moving my body and things around me.

Identificar e compreender padrões é crucial para o pensamento matemático e a resolução de problemas. Este livro ajuda os alunos a reconhecerem formas e tamanhos ao formular hipóteses sobre evidências. Enfatiza o valor de diferentes perspectivas para aprimorar o entendimento. As crianças comparam e contrastam padrões refletidos em espelhos e criam histórias sobre suas experiências com luz e sombra. Eles também analisam objetos de diferentes formas em planos inclinados. Essas experiências envolventes cultivam a curiosidade e estabelecem as bases para uma melhor compreensão do que acontece ao seu redor.

Capítulos
  1. Inquiring Sizes and Shapes
  2. Mirror and reflexes
  3. Light and shadow play
  4. Inclined plane
A autoconsciência é uma habilidade importante para a vida que pode ser desenvolvida de diferentes maneiras. Este livro facilita a observação e levanta questões, primeiro sobre coisas tangíveis, como a análise de objetos que afundam na água ou flutuam. Depois sobre emoções, como, por exemplo, como lidar com as frustações. Finalmente, por meio de personagens que contam histórias e brincadeiras com elásticos, os alunos se deparam com circunstâncias que trabalham o ciúme e a colaboração. Por meio de atividades manuais e divertidas, os alunos descobrirão mais sobre si mesmos.
Capítulos
  1. Water play
  2. Paper Fun
  3. Nature Collection
  4. Rubber Band
Ao serem questionados sobre os diferentes formatos das sombras e suas causas ou sobre as “forças invisíveis” que movem objetos os alunos começam a entender os princípios da causa e efeito, no qual se baseia toda solução de problemas. Neste livro, os alunos praticarão essa habilidade desenvolvendo diferentes maneiras de fazer uma casa de brinquedo, um playground com recursos de acessibilidade. Além disso, terão a oportunidade de criar um teatro de fantoches para praticar suas habilidades de comunicação sobre coisas que eles gostam de aprender.
Capítulos
  1. Inquiring about the sun
  2. Invisible forces: Air, gravity, emotion
  3. Building a home for a toy: Simple machines
  4. Puppet Theater

Temas abordados no TransFor.ME Discoveries

1.

Especificações, dimensões e medidas

Aerodinâmica, gravidade, e procedimentos científicos
2.
Reflexo e óptica
3.
Energia potencial e geometria
4.
Movimento e forças
5.
Claro e escuro
6.
Propriedades dos materiais
7.
Engenharia e artesanato
8.
Visão geral da abordagem
Práticas científicas
  • Observar e questionar
  • Planejar e investigar
  • Analisar e interpretar dados
  • Usar matemática e razão lógica
  • Elaborar explicações e desenvolver Ssluções
  • Argumentar com evidências
  • Obter, avaliar e ao comunicar informações
Conteúdo interdisciplinar
  • Linguagem oral
  • Matemática
  • Arte/Artesanato
  • Ciências
  • Ciências da Terra e do espaço
  • Engenharia, tecnologia e aplicações da ciência
Habilidades sócioemocionais
  • Autoconhecimento
  • Habilidades de interação
  • Consciência social
  • Processo de tomada de decisão
A autora
Vanessa Miranda
é formada em psicologia pela Flórida Atlantic University, com especialização em terapia cognitivo comportamental para crianças e adolescentes e atuou como terapeuta na Behavior Analysis Inc. em Miami. Após uma especialização em aprendizagem baseada em investigação no Exploratorium Museum em São Francisco, Califórnia, Vanessa fundou a Oficina dos Inventores, criando experimentos interativos para as crianças explorarem o mundo e desenvolvendo workshops para professores experimentarem na prática a aprendizagem baseada em investigação. Em 2022, Vanessa publicou “A Dona Aranha e o Espelho”, uma literatura interativa e multidisciplinar que combina práticas científicas, habilidades do século 21 e aspectos socioemocionais.