Skip to main content

São vários os métodos usados pelos educadores para avaliarem seus alunos. Entretanto, na educação à distância, engajar os estudantes na prática educativa é uma tarefa desafiadora. Como então avaliar o desempenho educacional? 

Deixar de ter provas estandardizadas, que incluem testes de múltipla escolha (algumas vezes com questões superficiais) como principal base avaliativa, é uma necessidade apontada como unânime para os pesquisadores da área da educação. James Popham, premiado professor e pesquisador emérito da Universidade da Califórnia, afirma em um de seus artigos que “os educadores precisam produzir evidências válidas sobre a eficácia do ensino” e que testes de desempenho padronizados podem não ser o melhor modo de realizar essa tarefa. 

Buscando inovar a educação contemporânea e superar essas questõesos profissionais da educação têm buscado incluir novos métodos de avaliação a partir do uso de novas ferramentas. Com o uso de portfólios digitais, não só os alunos ficam mais próximos dos seus processos de aprendizagemcomo também são capazes de se apropriar do que aprendem. Já os educadores ganham conhecimentos mais profundos em relação a cada um de seus alunos.

 

Avaliação + Portfólios digitais 

 Aprenda a combinar os três principais métodos de avaliação com os portfólios digitais para gerar resultados dinâmicos: 

 Avaliação somativa 

Avalia o desempenho do estudante no final do semestre ou da unidade de estudo e o desenvolvimento do mesmo ao longo do tempo. 

  • Reflexão sobre o aprendizado no final do semestre ou da unidade  
  • Documentação do processo de aprendizado 
  • Definição e acompanhamento dos objetivos 
  • Destaque para os projetos que mais se destacaram 

 Avaliação formativa 

Avalia os estudantes medindo a apreensão do conteúdo ao longo do tempo. 

  • Simulados e seminários 
  • Anotações curtas 
  • Desenvolvimento de um diário de autoavaliação 
  • Registro do aprendizado e dos desdobramentos 

 Avaliação autêntica 

Avalia como os estudantes aplicam o conhecimento adquirido em situações do mundo real. 

  • Documentação e solução de problemas 
  • Trabalho em grupo e colaboração 
  • Criação de resultados personalizados 
  • Participação em estágios profissionais 

 Resultados 

  • Documentação do crescimento ao longo do tempo 
  • Desenvolvimento da criatividade 
  • Incentivo à metacognição 
  • Apropriação do aprendizado 
  • Aprendizado personalizado 
  • Compartilhamento de capacidades e habilidades 
  • Aprendizagem para além da sala de aula 

 

 Avaliação + Portfólios digitais 

 O portfólio digital é o local para armazenar materiais de qualquer formato avaliativo. É ao mesmo tempo o local de criação e de curadoria onde os alunos se apropriam da sua própria aprendizagem, ativam a metacognição (habilidade de refletir sobre uma determinada tarefa e selecionar sozinho o melhor método de resolução) e a reflexão. Os portfólios digitais ajudam os educadores a olharem para o ensino a partir do ponto de vista dos seus alunos, permitindo uma avaliação mais completa dentro do processo de aprendizagem. 

Através da plataforma, estudantes e educadores encontram avaliações e materiais de estudo em um só lugar, evitando as infinitas pesquisas no clássico Sistema de Gestão de Aprendizagem (Plataforma LMS). 

 Outros aplicativos como FlipGrip, Google Forms, e Nearpod podem ser sincronizados e conectados às plataformas dos portfólios digitais. Não importa o modelo de avaliação, a plataforma torna ainda mais fácil o acesso à escrita, à leitura, à escuta, à voz e ao pensamento crítico do aluno. 

 Os resultados 

 Conquistando cada vez mais usuários por ajudá-los a desenvolver uma perspectiva única a partir de sua combinação com diversas formas de avaliação, essa inovadora ferramenta tem se tornado indispensável na educação contemporânea. Em diálogo com professores, alunos e familiares usuários da plataforma, compilamos uma lista de 8 experiências positivas: 

Documentando o crescimento ao longo do tempo:  O portfólio digital permite o mapeamento do trabalho dos alunos ano a ano, mostrando  uma visão holística do seu crescimento ao longo do tempo. Aqui está um exemplo do acompanhamento da escrita do aluno Pedro, mostrando sua progressão ao longo dos anos. Nessa ferramenta, outras formas de avaliações somativas podem ser documentadas – como reflexões da unidade de estudo, projetos finais ou revisões finais para mostrar o processo e o progresso ao longo do tempo. Os educadores também podem orientar os alunos nesse trajeto, contribuindo com comentários e validando os resultados a partir de uma rubrica digital. 

Encorajando criatividade: Os portfólios digitais oferecem aos alunos múltiplas opções para expressarem seu aprendizado. Eles podem adicionar mídia interativa, fontes externas, gravações de áudio, vídeos e imagens para realmente mostrar o que sabem, da maneira que desejarem, se apropriando ainda mais de sua própria aprendizagem. Os alunos do ensino superior de uma determinada universidade utilizaram múltiplas mídias para registrarem o conhecimento adquirido durante a composição de um artigo. Áudios, podcasts e vídeos foram usados para a expressão do aprendizado. O resultado é um material rico em conteúdo e que apresenta de forma criativa a temática abordada. 

Metacognição: Os portfólios digitais mostram o processo de aprendizagem, ajudando os alunos a identificarem seus pontos fortes e fracos. Os estudantes podem documentar cada etapa; isso os incentiva a refletir sobre o que fizeram e a se tornarem mais conscientes do seu processo de pensamento. Veja como a aula preparada com o uso da ferramenta de portfólio digital permite o registro da reflexão dos alunos do ensino médio sobre o próprio projeto de vida. A resposta ficará para sempre registrada, podendo ser revisitada até mesmo anos depois, tanto pelo aluno quanto pelo professor. 

Se apropriando do aprendizado: O bulb é para a vida toda. Quando um aluno se forma ou muda de escola, ele pode levar seu trabalho com ele adicionando um endereço de e-mail pessoal à sua conta. Com o tempo, os alunos que usaram ativamente seu portfólio digital poderão ver todos os seus trabalhos e realizações. Ver o quadro completo de seu crescimento os incentiva a aprender de forma contínua. 

Preparação de aulas: Quando a professora Alessandra utiliza os portfólios digitais para preparar e compartilhar as aulas, ela pode facilmente fornecer feedback e instruções personalizadas para cada aluno. Além disso, os portfólios digitais a ajudam a acompanhar o progresso de cada aluno em cada matéria que ela ensina. Ter um registro tangível do trabalho de um aluno, podendo acessar a qualquer momento, permite que ela visualize os objetivos de seus alunos e identifique de que maneira ela pode ajudá-los a alcançá-los. 

Compartilhando capacidades e habilidades: Os portfólios digitais ajudam os alunos a compartilharem capacidades e habilidades. Ao montarem portfólios individuais, os alunos poderão dar destaque aos diversos interesses e talentos utilizando múltiplas mídias. Dessa forma, fica divertido e interativo compartilhar as próprias competências, sucessos e trajetórias. Com um simples link é possível fornecer evidências do que o aluno é capaz. 

 Iteração: Iteração é a capacidade de fazer e refazer buscando sempre melhorar. A aprendizagem é um processo iterativo e as avaliações ajudam o aluno a identificar onde ele está. Com um portfólio digital dinâmico, os estudantes podem revisitar e desenvolver seus trabalhos anteriores. Eles podem receber feedback e aplicá-los, podendo visualizar a progressão do seu aprendizado. 

 Aprendizagem para além da sala de aula: Os exercícios podem ser feitos em um portfólio digital a qualquer momento, de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Para educadores que usam avaliações autênticas, este é um sonho que se tornou realidade. Os alunos podem ser incentivados a se envolver com o mundo fora da sala de aula e, em seguida, compartilhá-lo em seu portfólio digital. Essas experiências podem ser facilmente compartilhadas com professores, futuros empregadores, faculdades e colegas. Dê uma olhada na aula desenvolvida pela professora Alessandra visando preparar os seus alunos do Ensino Fundamental I para uma visita a um asilo. Depois da experiência, os alunos poderão compartilhar as suas experiências e suas reflexões nos seus próprios portfólios digitais. 

Uma coisa é certa: Não importa a forma de avaliação, quando combinada com um portfólio digital, os resultados são sempre dinâmicos. E você? Quais resultados irá descobrir? 

 Conheça os Portfólios Digitais bulb. Com usuários no mundo todo, bulb é uma ferramenta pensada para alunos e professores expressarem suas opiniões, compartilharem habilidades e interesses e registrarem seus melhores trabalhos de maneira moderna, simples e poderosa.  

Acompanhe nosso blog e fique por dentro dos nossos próximos artigos e posts que te ajudarão a transformar o dia-a-dia na escola de uma vez por todas! 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo escrito por Gabriela Nascimento. 

 

 

Referências: 

 

Koretz, Daniel. 2008a. Measuring Up. What Educational Testing Really Tells Us. Cambridge, Mass.: Harvard University Press. 

 

Schochet, Peter Z. and Hanley S. Chiang. 2010. Error Rates in Measuring Teacher and School Performance Based on Student Test Score Gains (NCEE 2010-4004). Washington, D.C.: National Center for Education Evaluation and Regional Assistance, Institute of Education Sciences, U.S. Department of Education. http://ies.ed.gov/ncee/pubs/20104004/pdf/20104004.pdf 

 

Deixar um comentário