O uso da tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Com a educação isso não tem sido diferente. Você já ouviu falar em portfólio digital? Esse tipo de ferramenta vem sendo implementado nas escolas e universidades para aprimorar ainda mais o aprendizado dos estudantes e facilitar o trabalho dos educadores.
Não podemos mais fechar os olhos para a nossa realidade e as tendências do futuro. Precisamos nos adaptar e usar a criatividade para tornar o ensino algo prazeroso, prático e eficiente.
Tudo mais organizado e seguro
Um dos primórdios para ter um bom aprendizado é ser organizado. Isso vale tanto para os alunos, quanto para os educadores. Com o uso de um portfólio digital, é possível organizar todos os planos de aula, atividades, trabalhos individuais e em grupo, observações sobre as aulas, entre outros.
Tudo isso de forma segura. Caso o seu dispositivo apresente algum problema, você não perde os seus arquivos, pois eles estão armazenados virtualmente. Basta utilizar outro smartphone, tablet ou computador que você consegue acessar tudo rapidamente.
Autonomia para os estudantes
O aluno precisa ser sempre estimulado nos estudos. Tornar o aprendizado algo mais dinâmico e interessante não é tão simples quanto parece, não é verdade? Ele precisa ter responsabilidades.
Com o portfólio, ele passa a ter uma autonomia maior para registrar e anotar observações durante uma atividade, acessar os materiais disponibilizados pela escola, entre eles, os trabalhos.
Ao fazer uma tarefa, o estudante pode compartilhar com o professor através do portfólio digital, de modo que o trabalho seja revisado virtualmente para que ele receba o feedback e faça os ajustes necessários.
Outro ponto positivo é que ele poderá personalizar o seu perfil, organizando tudo em pastas conforme as suas necessidades (por ano, disciplina, trabalhos, projetos, entre outros).
Tenha um material para toda a vida
No final, o aluno contará com um material completo, de atualização constante e vitalício, sobre todas as suas experiências e produções ao longo da jornada de aprendizado, dividido por disciplinas, ano letivo, projetos, entre outros.
Os portfólios digitais podem ser utilizados por pessoas de várias idades, desde crianças e adolescentes dos ensinos Fundamental (I e II) e Médio, como também adultos universitários, estudantes de cursos de idiomas ou até mesmo profissionais já consolidados em suas carreiras.
Avaliações mais coerentes com cada aluno
O portfólio digital permite que a equipe pedagógica e os professores tenham um trabalho mais eficiente. Isso porque eles conseguem avaliar constantemente o desenvolvimento do aprendizado de forma coletiva (turma) e individual (aluno).
No método tradicional, nem sempre é possível saber se cada aluno está realmente aprendendo na aula. Com um portfólio digital, o professor consegue fazer uma análise sócio emocional ao longo de todo o ano letivo e não apenas analisar qual conteúdo foi absorvido, através dos já conhecidos testes e provas bimestrais. A partir dessa análise, consegue definir quais são as limitações de cada aluno que o impedem de aprender alguns conteúdos específicos, bem como quais são as habilidades que podem ser estimuladas para que cada um se destaque nas áreas em que mais tem potencial.
Melhore a performance da sua equipe pedagógica
Sendo assim, é possível melhorar as práticas pedagógicas para que o ensino seja cada vez mais eficaz e os estudantes estejam realmente interessados, participativos e aprendendo o conteúdo passado.
Os professores também podem usar a criatividade e elaborar templates para explicar um determinado assunto ou criar um plano de aula. Se desejar, poderá usar arquivos externos, fotos, vídeos e narrações em áudio para tornar o conteúdo ainda mais interessante.
Ao compartilhar o que aprendeu, o aluno poderá ter um feedback online, no qual poderá tirar suas dúvidas e por consequência tirar dúvidas também dos colegas.
Quer saber mais sobre portfólios digitais? Conheça nosso site e entre em contato conosco!