Skip to main content

Como o portfólio digital pode ser um aliado na busca pela colocação profissional

Até pouco tempo atrás, ao pensarmos em participar de uma seleção de emprego, o primeiro questionamento que fazíamos era: será que meu currículo está atualizado? Não que essa realidade tenha mudado drasticamente, já que o curriculum vitae ainda é bastante requisitado pelas empresas e um importante documento de apresentação profissional, porém outro tipo de material tem sido cada vez mais solicitado por recrutadores: o portfólio profissional.

Já há algum tempo, em áreas criativas como design, moda e desenvolvimento de jogos, a atualização do portfólio tem sido uma prática constante. Nele o profissional consegue mostrar algumas de suas criações, e o recrutador pode conhecer melhor as habilidades que estão sendo apresentadas. Mas não são apenas os profissionais das áreas citadas que podem – e devem – manter um portfólio atualizado.

Com a crescente importância das chamadas soft skills, tem sido cada vez mais difícil para o recrutador avaliar um candidato exclusivamente pelo currículo tradicional, já que habilidades como criatividade, empatia e senso crítico dificilmente são percebidas nesse documento. Já o portfólio, principalmente depois do advento de versões digitais, conta com recursos que permitem ao candidato demonstrar e compartilhar um leque muito maior de competências. Por isso, hoje em dia, qualquer categoria profissional pode ter sua carreira potencializada por meio do uso de portfólios digitais.

Bulb é a primeira plataforma de portfólio digital com foco no processo educacional. Com ela, alunos de ensino superior podem criar, armazenar e compartilhar seus projetos com colegas, professores e potenciais empregadores. E o melhor: uma conta Bulb é para a vida toda!

Nalva Rosa, Jornalista.
Publicado em 09/02/2021

Deixar um comentário