O que as instituições precisam fazer para oferecer essa garantia a toda a comunidade acadêmica
Como garantir produções acadêmicas de alto nível e com uma boa qualidade, sem que apresentem similaridades ou sejam embasadas em fontes duvidosas? Esse questionamento tem sido constante na realidade de muitas instituições de ensino superior. Com o fácil acesso à internet, que dispõe de uma imensa gama de conteúdos, e com a falta de critério de muitos pesquisadores e estudantes, publicar artigos e trabalhos acadêmicos que atendam aos requisitos e normas esperados tem sido cada vez mais difícil e comprometedor.
Felizmente as tecnologias também disponibilizam ferramentas que contribuem nesse sentido, e o uso de softwares que identificam similaridades nos textos é algo cada vez mais próximo da realidade de muitas dessas instituições. Tais softwares apontam, inclusive, o percentual de correspondência e, na maioria das vezes, as fontes de onde os trechos foram retirados.
Com isso, fica difícil justificar o uso de conteúdos de terceiros sem autorização, o que desrespeita a lei de direitos autorais. Assim, os professores conseguem acompanhar melhor a evolução dos estudantes, apontando as falhas e direcionando-os sobre o que e como pode ser melhorado, além de as publicações acadêmicas passarem a ter mais garantia de qualidade nas pesquisas e no ensino que está sendo oferecido.
É fato que uma pesquisa bem-feita, com redação bem elaborada e que siga as normas da ABNT, não é fácil, por isso é importante garantir a originalidade das produções e o uso correto de fontes que apresentem dados e informações factíveis e agreguem aos conteúdos produzidos. Além disso, os estudantes que aprendem a respeitar esses requisitos e a redigir textos com um bom embasamento teórico tendem a ser melhores profissionais e a repassar esse conhecimento para a comunidade como um todo.
Sendo assim, é comprovado que as instituições que fazem uso dessas ferramentas garantem melhor qualidade nas publicações de professores e estudantes e, consequentemente, formam profissionais mais bem capacitados.
O Urkund é uma dessas ferramentas e tem sido utilizado por muitas instituições, professores e estudantes, e os resultados são visíveis e bastante satisfatórios, já que essa tecnologia contribui diretamente para melhorar a qualidade do ensino oferecido.
Vejamos o que diz Andreas Ohlson, CEO do Urkund:
Honestidade acadêmica e qualidade de ensino andam de mãos dadas. Não importa se você precisa garantir a originalidade de artigos de pesquisa ou impedir plágio entre os alunos da graduação, o Urkund é a ferramenta certa para garantir a honestidade acadêmica em sua instituição. E você pode começar a usar o Urkund hoje mesmo, sem interferir em seu fluxo de trabalho atual. As instituições que usam o Urkund podem observar que o conhecimento dos alunos sobre como fazer referências corretamente aumenta significativamente.
Conheça melhor o Urkund no site expedu.com.br/urkund.
Nalva Rosa, Jornalista.
Publicado em 06/01/2021