Skip to main content

Com a pandemia da Covid-19, o mundo todo teve que se adaptar a uma nova realidade. As escolas tiveram que sair da zona de conforto e migrar para o ambiente online para conseguir ministrar as aulas e manter o aprendizado dos alunos de acordo com o cronograma escolar.

Esse processo tem sido um desafio para professores e alunos, mas é possível tornar as aulas mais interativas e criativas por meio de algumas atividades e ferramentas.

Confira quatro dicas de brincadeiras para deixar a aula online mais dinâmica:

Use aplicativos com respostas em tempo real

Uma forma interessante de estimular os alunos e facilitar as aulas online é usar ferramentas de gamificação do conhecimento que incentivam a interação, como aplicativos e plataformas online de respostas em tempo real.

Dessa maneira, é possível garantir mais engajamento durante o aprendizado e fazer com que os alunos também disponham de um elemento extra para aprender e provar o conhecimento adquirido. O uso desses aplicativos também facilita a vida do professor e ajuda a organizar a programação das aulas. Alguns apps como As Substâncias Químicas, Duolingo, Multipli Minute Space Maths permitem, inclusive, a realização de jogos e testes de múltipla escolha.

É hora de se mexer!

Trabalhar só com a parte teórica dos conteúdos pode deixar os alunos entediados. Para estimular o conhecimento e também tornar a aula mais interativa, é importante inserir a hora de “colocar a mão na massa”, ou seja, praticar o que foi aprendido.

Existem várias formas de praticar o aprendizado, e uma delas é realizar atividades que façam os alunos levantarem da cadeira e partirem para a ação.

É possível introduzir algumas brincadeiras em que os estudantes possam ficar de pé, pular, pegar objetos específicos pela casa, fazer algum desenho, projeto artístico, pesquisas mais elaboradas ou até mesmo preparar algum experimento. Um exemplo inspirador para conduzir esses exercícios criativos, é a coleção de livros Destrua Este Diário, da autora Keri Smith. O professor pode – e deve – dividir a aula em momentos diferentes para garantir o rendimento de cada estudante.

Atividades extracurriculares

Além da aula online, o professor pode indicar atividades extracurriculares enviando links de sites que oferecem conteúdo sobre o que está sendo ensinado. Além disso, ele também pode apresentar outras fontes para aprofundar o conhecimento, como:

• Livros;

• Músicas;

• Programas de TV e filmes;

• Sites e aplicativos;

• Vídeos;

• Jogos.

Como exemplos, temos o grupo musical Palavra Cantada, que produz músicas culturalmente ricas e muito educativas para crianças, o site Brasil Escola, que acompanha o aluno durante todo o Ensino Básico, e ainda conta com um canal no Youtube em que os alunos têm acesso a vídeos com conteúdo escolar, os livros sobre a fauna e flora do Brasil O Quintal da Minha Casa e Brasileirinhos do Pantanal, da Companhia das Letrinhas, e muitos outros. Com essas atividades extracurriculares, os alunos ficam mais interessados no aprendizado e conseguem se divertir ao mesmo tempo.

Criar portfólio online para os alunos

Os professores e gestores conseguem criar portfólios online de atividades para seus alunos. Algumas plataformas permitem que o material seja personalizado de acordo com as atividades propostas, incluindo recursos multimídia como textos, imagens, vídeos e trilhas de áudio. No bulb por exemplo, toda a produção do aluno pode ser compartilhada com professores, amigos, pais ou responsáveis, dando mais visibilidade ao aprendizado e permitindo a percepção do desenvolvimento pedagógico do aluno de forma mais nítida, por meio de uma ferramenta muito parecida com os aplicativos que fazem parte do dia-a-dia do aluno fora da escola.

Uma maneira muito interessante de usar portfólios durante esse momento de pandemia é pedir aos alunos que façam um diário de sua rotina em casa, adicionando vídeos, fotos e textos relacionados às suas atividades do dia-a-dia. Todo o conteúdo produzido pelo aluno pode ser compartilhado com os professores e colegas digitalmente, permitindo comentários e revisões.

Conheça a plataforma bulb de portfólio digital acessando o site!

Fontes: https://naveavela.com.br/7-dicas-para-deixar-as-aulas-online-mais-participativas/

6 ferramentas úteis para dar aulas mais dinâmicas para seus alunos

Deixar um comentário