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Durante anos vivenciamos práticas nas salas de aula em que o aluno foi mero espectador, pronto para receber o conhecimento. Porém, hoje sabemos que a aprendizagem envolve muito mais interação do que aquela entre mestre-aluno. De acordo com Vygotsky, a aprendizagem ocorre pela interação. Sendo assim, o protagonismo do aluno e sua interação com o meio são peças-chave para o seu desenvolvimento.

Ter o aluno como protagonista consiste na descentralização dos professores (que continuam tendo papel fundamental na sala de aula, é claro) para nos adaptarmos cada vez mais a uma realidade em que os alunos participam ativamente do seu próprio aprendizado.

Mas afinal, como funciona na prática?

As escolas, os professores e os gestores educacionais, muitas vezes, querem se adaptar a esse novo cenário, mas não sabem como. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas práticas que podem ajudar a estimular o protagonismo dos alunos em sala de aula. Vamos conferir?

4 atitudes que podem estimular o protagonismo nos alunos em sala de aula

1. Aposte e valorize os experimentos

Encoraje seus alunos a buscarem soluções práticas na hora de trazer respostas, ou seja que pesquisem, criem, estudem, façam experimentos, coletem relatos, questionem e validem suas respostas.

2. Que tal não tirar todas as dúvidas?

Não estamos falando de omissão do aprendizado, mas sim de acabar com a máxima de que o professor precisa dar respostas imediatas e arbitrárias. É claro que ele pode (e deve!) tirar dúvidas, avaliar o que está adequado ou não na busca pelas respostas e auxiliar os alunos, mas é preciso permitir que os alunos cheguem às suas próprias respostas ao invés de simplesmente decorá-las. O uso de tecnologias digitais, quando disponíveis, pode ser estimulado nesse contexto. Incentive-os a fazer buscas na Internet, oriente-os sobre fontes confiáveis, indique vídeos e canais do YouTube, por exemplo, nos quais você mesmo faz suas pesquisas. Ensine-os a sintetizar o aprendizado por meio de editores de textos ou softwares de apresentação. Incentive-os a criar seus próprios conteúdos e apresente a eles novas formas de registrar e compartilhar o conhecimento aprendido, como blogs, podcasts etc.

3. Ambiente de acolhimento do erro

Antes de estimular o protagonismo, é fundamental criar um ambiente no qual o aluno não se sinta mal, ridicularizado, exposto ou castigado pelo erro. O erro faz parte do processo de experimentação e do desenvolvimento de outras habilidades socioemocionais, como a criatividade por exemplo, que muitas vezes é tolhida pelo medo de errar.

4. Estimule o debate e a tomada de decisões

Assuntos polêmicos podem e devem ser debatidos em sala de aula, afinal, o protagonismo nasce exatamente da oportunidade de pesquisar, discutir, relatar opiniões e tomar lado em determinadas situações. Busque estimular que esse diálogo seja saudável, é claro, e dê aos alunos a possibilidade de tomarem decisões nesse âmbito. Essa atitude, quando aplicada no contexto de diferentes disciplinas, pode fazer a diferença na vivência dos alunos.

Pronto para a revolução?

Quer revolucionar a maneira como os seus alunos aprendem, mas não sabe por onde começar? Conheça o TransFor.Me, o programa socioemocional com material de ensino que revoluciona o ambiente educacional resgatando a criatividade e o empreendedorismo dos alunos de fundamental 1 ao Ensino Médio. Nosso objetivo é transformá-los em protagonistas do aprendizado e principalmente de suas próprias jornadas, através de princípios do design thinking e muito mais. Acreditamos que incentivá-los no ambiente em que são familiarizados pode ser o ponto de partida para uma jornada brilhante, seja na vida acadêmica ou no mercado de trabalho.

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